select dicionario.dicionario_id, enfermidade.enfermidade_id, dicionario.dicionario_nome, dicionario.dicionario_url, enfermidade.enfermidade_nome, enfermidade.enfermidade_definicao from doencasdainfancia, dicionario, enfermidade where enfermidade.dicionario_id = dicionario.dicionario_id and doencasdainfancia.dicionario_id = dicionario.dicionario_id and enfermidade.enfermidade_url = 'coqueluche'
A coqueluche é uma infecção contagiosa que afeta as vias respiratórias que levam o ar até os pulmões. Ela é causada por uma bactéria, a Bordetella pertussis, e também é chamada de “tosse convulsa”, porque um dos principais sintomas de quem a possui é que a tosse sai com um som diferente, similar a um assobio. A coqueluche em bebês é muito comum, e a doença é altamente contagiosa, sendo que um indivíduo pode passá-la para o outro com muita facilidade. Para impedir que crianças desenvolvam a doença, é preciso garantir que a vacina da coqueluche seja dada aos pacientes ainda nos dois primeiros anos de vida. Adultos também podem desenvolver a doença, sendo que idosos e crianças fazem parte do grupo de risco, que pode acabar por desenvolver complicações pulmonares por conta da coqueluche, como a pneumonia e a parada respiratória.
A coqueluche é uma doença que dura várias semanas e que é dividida em 2 fases, com sintomas que são progressivos até que eles passam a diminuir, aos poucos, e o paciente se recupera. Na fase inicial da doença, chamada de estágio catarral, os sintomas podem ser bastante similares com o da gripe. Entre os principais sintomas de coqueluche, podemos destacar: – Tosse com silvo, que acontece em acessos e de forma continuada; – Os acessos de tosse, que podem fazer com que o paciente não consiga respirar entre uma tosse e outra; – Quando o paciente tenta respirar fundo, pode guinchar ou emitir sons que denotam dificuldade; – Coriza; – Febre; – Mal-estar; – Falta de ar; – Cansaço extremo; – Vômitos pelo esforço durante os acessos de tosse e – Lábios e extremidades azuladas por causa da falta de ar.
Para tratar a coqueluche, o paciente precisa ficar em isolamento, evitando que outras pessoas desenvolvam a doença. O tratamento é feito por meio de medicamentos diversos, que aliviam os sintomas e a tosse constante, além do uso de oxigênio para tratar a falta de ar. Curiosamente, xaropes e medicamentos usados comumente na gripe não têm efeito algum nos pacientes com coqueluche. O paciente deve permanecer em repouso, manter-se hidratado e usar talheres e copos somente para si, evitando a contaminação de outros indivíduos. Para prevenir essa condição, a vacina da coqueluche é a melhor solução.
Proin efficitur, mauris vel condimentum pulvinar, velit orci consectetur ligula,
Read MoreProin efficitur, mauris vel condimentum pulvinar, velit orci consectetur ligula,
Read MoreProin efficitur, mauris vel condimentum pulvinar, velit orci consectetur ligula,
Read MoreProin efficitur, mauris vel condimentum pulvinar, velit orci consectetur ligula,
Read More